23/07/2013

Espetadas de Tofu com esparguete vegetal



E pronto, depois de uma mousse de chocolate sem chocolate só faltava uma esparguete sem massa! Ehehe

A sugestão saudável que vos deixo hoje é umas espatadinhas de tofu com esparguete vegetal. A receita é da minha amiga Isaura, visitem o blog dela e descubram outras delicias em www.umcursoemsabores.blogspot.com.

O tofu é uma ótima opção para substituir a carne, podemos dar-lhe o sabor que quisermos através das marinadas e fica sempre ótimo! Só precisamos ter cuidado para não deixar cozinhar em lume vivo (no fogão) por mais de 3 minutos, senão fica com uma textura mais dura.

Curtam esta delícia!

Ingredientes:

- Tofu em cubos grandes
- courgente em meias luas
- Cogumelos em quartos
- Molho de soja - 2 colheres de sopa
- 2 dentes de alho picado
- Gengibre ralado (2 colheres de chá)
- Piri piri
- Raspa e sumo de limão
- Mel . 2 c chá
- Água. 3 c sopa
- Manteiga de amendoim. 2 c sopa
- Natas de soja q.b.
- azeite q.b.


Colocar o tofu, os cogumelos e as courgettes já cortados num recipiente. Misturar o molho de soja, os alhos picados, o gengibre ralado, o piri piri, a raspa e o sumo de limão, o mel e a água.
Deixar o tofu, os cogumelos e as courgettes a marinar umas horas para absorver bem os sabores. Ir mexendo de vez em quando.

Colocar o tofu, cogumelos e courgettes, alternadamente, em espetos de madeira e pincelar com azeite. Levar ao forno 25 minutos e ir virando.

Para acompanhar basta pegar numa ou mais courgettes e num ralador e em 5 minutos temos tiras iguais à esparguette, e o sabor é fresco e muito semelhante! podemos dar uma salteadela no fogão para dar uma textura mais molinha.
Para dar mais sabor podemos fazer um molho de amendoim que a Isaura sugere:

Basta colocar o molho da marinada num tacho pequeno e adicionar manteiga de amendoim e natas de soja. Depois é deixar ferver um pouco em lume brando até engrossar, mexendo sempre.

Eu adorei e fiquei especialmente surpreendida com a esparguete e o delicioso molho de amendoim!


Sem comentários:

Enviar um comentário