15/07/2013



DETOX

Nos últimos anos comecei a despertar para algo que tem mudado a minha vida!

 O corpo é um templo, é nele que habitamos e é ele que nos permite Viver em 3D :)
Já cometi muitos erros alimentares e de estilo de vida, entupi o meu corpo de comidas processadas, refrigerantes, álcool, cigarros, enfim... e apesar de ter a sorte de ter uma boa genética e nunca ter ganho muito peso, sofri imenso de alergias e algumas intolerâncias alimentares.


Aos poucos fui ficando mais consciente da importância do meu corpo e cada vez mais o respeito, cada vez mais cuido dele...
Lógico que não sou fundamentalista, sei que ainda tenho alguns hábitos menos benéficos para o corpo, gosto de um bom jantar, acompanhado com um bom vinho, por exemplo, mas tenho aprendido a ritualizar cada vez mais estes hábitos seguindo a minha regra favorita:

A "regra dos 80-20" - que significa que 80% da minha semana sou disciplinada no meu estilo de vida, e 20% da semana cometo os meus "pecados" de forma consciente. É aqui que atualmente encontro o meu equilíbrio e, até agora, sinto-me bem!

Por tudo isto escolhi que o meu primeiro artigo sobre alimentação seria sobre desintoxicação do organismo! O famoso Detox!




Tenho experimentado o poder de desintoxicar o organismo, e é um hábito que, sem duvida, veio para ficar no meu dia-a-dia.

O objetivo do detox é ajudar o organismo a eliminar toxinas, e isso só é possível através de água e de alimentos ricos em nutrientes. Um organismo não nutrido, não é capaz de eliminar toxinas.

Num workshop sobre Detox e vida saudável, a formadora revelou que para quem quer perder peso e ter um organismo purificado, o exercício físico conta 20% para os resultados, a alimentação conta 30% e o Detox 50 %.

Tenho vindo a ler cada vez mais sobre este tema e há muito para dizer... mas penso que, mais do que fazer um Detox pontual, durante alguns dias, ter uma alimentação que nutra e ajude o corpo a limpar, pode tornar-se ainda mais interessante e ter resultados bem melhores!

Aqui ficam alguns dos alimentos que desintoxicam e que podemos incluir na dieta diariamente:

- Abacaxi: diurético, fresquíssimo e facilita a digestão;

- Arroz integral: facilita o transito intestinal e favorece a eliminação de toxinas;

- Maçã: ótima para a retenção de líquidos!

- Mel: facilita a circulação e dizem os antigos "cura muitos males" :)

- Melancia:  esta delícia é diurética, ajuda na limpeza do nosso organismo;

- Beringela: nutritiva e um laxante natural :)

- Hortelã: rica em Vitamina A, B e C e minerais ( uso e abuso deste alimento);

- Limão: desintoxica o fígado e ajuda na digestão;

- Morangos e amoras: antioxidantes, combatem os efeitos nocivos dos radicais livres, fortalecendo o nosso sistema imunitário;

- Aveia: ricas em fibras, ajuda na desintoxicação pois facilita o transito intestinal;

- Chia: as sementes de chia são anti-inflamatórias e ricas em nutrientes. São consideradas um Super alimento, mas teremos um artigo só dedicado a esta matéria :)


P.S. Agora só precisamos de 3 coisas: alguns destes alimentos + uma boa dose de criatividade + uma liquidificadora!!! e Voilá :)





Sem comentários:

Enviar um comentário