09/09/2013

Courgettes Recheadas



Olá olá!!!!

Ora cá estou eu, de volta aos meus cozinhados! Confesso que já estava com saudades...

Eu adoro cozinhados no forno e uma das coisas que faço muito são courgettes ou beringelas recheadas. Primeiro porque sou do tipo "despachada" e adoro cozinha prática, que não demore muito a confeccionar, e segundo porque podemos ser super criativas nos recheios destes legumes! 

Eu costumava fazer o recheio tipo bolonhesa, com carne picada, juntava a polpa da courgette e levava ao forno com queijo por cima. Mas desta vez quis criar uma opção mais saudável, substituindo a carne por soja! 
Como reduzi o meu consumo de proteína animal, tenho andado a aprender e inventar opções que me sejam saborosas, sem recurso à carne ... 

Deixo-vos a minha invenção saborosa de courgette recheada com soja granulada e arroz integral!!

Ingredientes:

- soja granulada ( 1 caneca)
- Arroz integral ( 1/2 caneca)
- 1 Courgette grande (o interior)
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho 
- 2 tomates médios
- meia lima
- vinagre balsâmico
- levedura de cerveja q.b
- 1 folha de louro
- sal q.b
- pimenta q.b
- salsa q.b.
- sementes de sésamo q.b
- queijo parmesão

Marinada: a soja deve ser hidratada durante uns 15 minutos, e como absorve como uma esponja, podemos dar-lhe o sabor que quisermos. Desta vez coloquei água, vinagre balsâmico, 2 dentes de alho picado, um pouco de sumo de lima, louro, salsa picadinha, sal, pimenta e levedura de cerveja (adoro colocar a levedura na marinada porque dá um sabor que faz lembrar carne).


- enquanto a soja estiver a marinar, ligo o forno e coloco as courgettes partidas em metades e já sem o interior.

- De seguida faço um refogado com a cebola, alho, tomate e o interior da courgette. Quando já estiver tudo douradinho, junto o arroz já previamente cozido, sementes de sésamo e a soja, com a marinada.
Bastam uns 5/7 minutos até todos os sabores estarem misturados e nessa altura, retiro as courgettes do forno, coloco o recheio, enfeito com queijo parmesão,  mais sementes de sésamo e levo ao forno mais uns 15 minutos!

Pronto, já está! :D

Podem acompanhar com uma saladinha de rúcula!!

beijinhos